Transtorno de Estresse Pós-Traumático


“Meus pensamentos e lembranças do assalto interferem na minha vida familiar”
“Depois da violência que sofri meus medos se tornaram desproporcionais. Mas eu não consigo evitar me sentir assim”.

https://www.youtube.com/watch?v=0pwNjYlD5sU

O transtorno de estresse pós-traumático é um distúrbio da ansiedade caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido uma vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral representaram ameaça a sua vida ou a vida de terceiros. Quando se recorda do fato ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação conhecida como revi vencia, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
Os sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levam meses ou anos para aparecer, eles costumam ser agrupados em três categorias: Ré experiência Traumática- pensamentos recorrentes que remetem a lembrança do trauma, flashbacks e pesadelos. Esquiva e Isolamento Social -  a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma. Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora – ocorre taquicardia, sudorese, tontura, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e hipervigilância.

Diagnóstico
            De acordo com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estático de Transtornos Mentais, os critérios principais para se fazer o diagnóstico são baseados em critérios sintomatológicos sendo eles:
·         A existência de um evento traumático claramente reconhecível como sendo um atentado a integridade própria, física ou alheia, que tenha ocorrido de forma direta ou indireta pela pessoa afetada e que tenha lhe provocado temor, angústia ou horror.
·         A reexperimentarão persistente do evento.
·         A insensibilidade afetiva
·         Hipervigilância
Como um critério diagnóstico, esse transtorno pode causar um sofrimento clinicamente significativo ou um prejuízo na forma como funciona o social, o ocupacional e outras áreas importante da vida do individuo.

Tratamento do TEPT
Algo essencial ao tratamento das pessoas diagnosticadas com o Transtorno de Estresse Pós-traumático é que o ele seja diagnosticado precocemente, podendo assim garantir que o paciente obtenha ajuda o quanto antes para tratar o transtorno, afim de que, o mesmo não cause prejuízos significativos em sua vida. O tratamento mais eficaz é feito por meio da terapia comportamental e de antidepressivos, utilizados apenas para controlar os sintomas.
 A Terapia Comportamental se torna mais eficaz porque trabalha encima dos comportamentos involuntários aprendidos durante o evento traumático. Os gatilhos, normalmente sons, cheiro, etc. Representam as associações feitas pelo paciente no momento em que aconteceu o evento traumático.
Os sintomas de TEPT são considerados como sendo uma resposta condicionada ou aprendida, podendo assim ser modificados ou “Desaprendidos” por meio das sessões terapêuticas, fazendo com que suas crises de ansiedade e seus sintomas sejam reduzidos ou eliminados.

https://emagrecereperderpeso.com.br/estresse-emocional-e-pos-traumatico/

Recomendações por Dr. Drauzio Varella.
·         Preste atenção: o número de diagnósticos de transtorno do estresse pós-traumático tem aumentado nas últimas décadas. Procure assistência médica, se apresentar sintomas que possam ser atribuídos a esse distúrbio da ansiedade.
·         Lembre-se de que a ocorrência de um agente estressor não significa que a pessoa vai desenvolver TEPT (transtorno de estresse pós-traumático): algumas são mais vulneráveis e predispostas.
·         Não subestime os sintomas do transtorno em crianças e idosos depois de terem vivenciado situações traumáticas.





Referências :

DEUS, Pérsio R.G. Transtorno do estresse pós-traumático: sintomas, tratamentos e causas. Minha Vida, 2014. Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-do-estresse-pos-traumatico >. Acesso em: 16 Novembro. 2017.
DRAUZIO, Varella. Transtorno do Estresse Pós - Traumático. Drauzio ,2011. Disponível em: < https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do-estresse-pos-traumatico/ >. Acesso em: 16 Novembro. 2017.
PALAZZO, Valéria L. Ansiedade Pós- Traumática – Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT). GATDA, 2016. Disponível em: < http://gatda.com.br/index.php/2016/03/26/ansiedade-pos-traumatica-transtorno-do-estresse-pos-traumatico-tept/ >. Acesso em: 16 Novembro. 2017.



Comentários