Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) – Acumuladores


Sônia possui o costume de guardar muitas coisas em sua casa como por exemplo sacolas de lojas, sacolas de presentes, roupas velhas, objetos sem utilidades e/ou quebrados até mesmo caixa de sapatos ou caixa de objetos que a mesma comprou, e possui dificuldades maiores ainda para desapegar de produtos e objetos que possuam alguma estima sentimental.
E você se identifica ou conhece alguém que possua as características de Sônia? Até que ponto esse costume é normal ou uma doença.

http://br.blastingnews.com/ciencia-saude/2016/02/conheca-os-acumuladores-compulsivos-doenca-comum-mas-pouco-conhecida-00786259.html

Você sabia que acumuladores vão além de guardar simples objetos? Ou ter uma casa desorganizada?
Esse transtorno psicológico é afetado pela emoção e como o sujeito age em resposta defensiva aos estímulos externos.  Muitas vezes está associado ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). 

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos obsessivos que levam comportamentais de compulsão, é um transtorno crônico que pode durar anos ou toda a vida do sujeito.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e como ele se manifesta.

O transtorno obsessivo compulsivo é uma patologia em que o sujeito apresenta obsessões e compulsões que se repetem, causam sofrimento e dificultam as realizações de atividades da vida cotidiana. Muitos desses são confundidos e reconhecidos por pessoas leigas como manias. O TOC é caracterizado como pensamentos que o individuo não tem controle e se repetem em sua mente, vindo intensamente e causando angustia, enquanto que as compulsões são aos que a pessoa repete os comportamentos mentalmente ou fisicamente para poder aliviar os pensamentos obsessivos. Dessa forma a obsessão é o pensamento e a compulsão é o TOC, com preocupações, medo de contaminação com germes e bactérias e contrair doenças, o que leva as pessoas com o transtorno a fazer limpezas em excesso, evita tocar em coisas que consideram estarem sujas, possuem uma proteção exagerada como o uso de luvas e de máscaras o tempo todo ou parte do tempo.
Nesse transtorno existe um grupo caracterizado como acumuladores, sendo esses aqueles que possuem o costume de guardas roupas velhas, armazenar objetos sem necessidade, coisas inúteis, não conseguem jogar objetos velhos ou quebrados fora, em casos mais sérios chegam até a acumular lixo, o que leva a encher de forma excessiva onde mora com tais coisas.

http://www.entrecoisas.com.br/2014/04/acumuladores-compulsivos-um-novo.html


Os sintomas da acumulação deverão ser apresentados desde leves a graves. De acordo com relatos de especialistas em transtornos compulsivos, os indivíduos que apresentam o transtorno levam muito tempo para poder procurar ajuda médica, demorando até sete anos. Muitas vezes a demora ocorre por medo de serem internados. Em determinados casos, esses transtornos apresentam sintomas desde a infância, mas se tornam mais evidentes na idade adulta.
Sintomas presentes no transtorno:
·        ·       Necessidade exacerbada em guardar objetos.
·        ·       Extrema dificuldade em tomar decisões, principalmente sobre o valor dos objetos que possuem.
·        ·    Ficam extremamente duvidosos em relação a se desfazer dos seus objetos.
·        ·    Não se preocupam com a bagunça devido a acumulação.

Tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Acredita-se que os tratamentos mais efetivos para combater o transtorno são os medicamentos e a terapia.  Os medicamentos são inicialmente indicados para combater a depressão, pois o transtorno pode associar a outros problemas. A medicação é indicada para 40% ou 60% dos pacientes mais graves, ou quando o paciente possui também depressão e (ou) ansiedade. O grande problema é que raramente eles consegue eliminar por completo os sintomas, além de provocarem efeitos colaterais indesejáveis.
Geralmente são administrados em doses maiores do que as recomendadas para o tratamento da depressão e demoram mais tempo para produzirem o efeito antidepressivos. Já o tratamento terapêutico é feito por meio da terapia, essa por vez reduz em até 70% os sintomas naqueles que realizam esse processo terapêutico, e em aproximadamente 30% deles pode eliminar por completo os sintomas.


Desenvolvido por : Ana Caroline Rodrigues; Alexandra Talita ; Francisca Janieyre; Mônica Maria e Gilsislaine Guedes.

Referencias:
BALLONE, G.J. Transtorno Obsessivo Compulsivo. PsiqWeb Internet,2007. Disponível em: < http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2015/02/Artigo-Danielle-Lasarotto-Feltes.pdf>. Acesso em 25 Out. 2017.
CORDIOLI. Tratamentos para o TOC. UFRJS. Disponível em: < http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO%2FLerNoticia&idNoticia=80 >. Acesso em: 27 Out. 2017.
PSICOTER. Transtorno Obsessivo Compulsivo - Acumuladores. Psicotér. Disponivel em :< http://psicoter.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo/ >. Acesso em: 28 Out. 2017.

 



Comentários

  1. Gostei dessa pesquisa pq fiquei esclarecida de algo que so ouço falar

    ResponderExcluir
  2. Um assunto bem desenvolvido com muita clareza e de fácil compreensão para o leitor. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo acesso e comentário. Lhe esperamos nas próximas publicações :)

      Excluir
  3. Embaixadores de Cristo2 de novembro de 2017 às 12:16

    Ótimo conteúdo! Visto que muitos são acometidos por esse problema, e existe pouca divulgação. Parabéns meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Espero que tenhamos esclarecido muita coisa sobre este assunto tão importante :)

      Excluir

Postar um comentário